Tudo o que precisas para começar uma rotina da barba diária

Deixar crescer a barba é para muitos homens o aspeto mais fácil de ser um barbudo mas será que têm a mesma facilidade em manter a mesma saudável, domável e com um aspecto bem cuidado? É essencial estabeleceres uma rotina para a barba desde o momento em que decides deixá-la crescer para que possas evitar problemas comuns que surgem com o crescimento do pelo facial e para que possas usufruir do estilo de vida de um barbudo sem complicações. Agora a pergunta mais importante: que hábitos, produtos e acessórios são essenciais para começares a tua rotina da barba?


Lavagem

Ainda não tens o hábito de lavar a barba? Esquece o champô para o cabelo e procura um champô especificamente criado para a barba. Achas que não faz diferença e os champôs são todos iguais? Pensa assim: a pele do couro cabeludo é muito mais espessa do que a pele debaixo da nossa barba, logo, ao utilizares um champô para o cabelo no teu pelo facial vais estar a usar um método demasiado agressivo para a tua cara que pode levar a problemas a longo prazo. A melhor solução é lavar a barba com champô para a barba tendo em atenção que esta não deve ser lavada todos os dias pois este processo em demasia provoca pele seca, comichão, caspa e até inflamações na pele. Adicionalmente podes utilizar também uma escova para o champô: as escovas disponíveis na nossa loja têm um formato redondo e facilmente maleável, agem de forma suave e sem prender os pelos, são perfeitas para espalhar o champô e tirar as peles mortas e ainda acabas por ter uma massagem agradável que te vai deixar começar o dia de forma relaxante. Claro que não nos podemos esquecer que uma barba lavada é também uma barba livre de sujidade e com um aroma agradável que é um “must do” na nossa rotina.


Pentear

Se a tua barba tiver vida própria e for extremamente difícil de domar podes aproveitar para a pentear com um pente para a barba ou um pente para o bigode. Este processo pode ser feito depois da lavagem ou da aplicação dos produtos que vamos falar em detalhe nos pontos seguintes. Tudo depende da forma como o teu pelo facial se comporta durante o dia e torna-se um processo relaxante na tua rotina diária. Caso sintas a necessidade de arranjar a barba durante o dia também podes levar sempre contigo um dos nossos pentes, feitos à mão e com tamanhos de bolso especificamente mais pequenos para poderem ser transportados com facilidade. 


Hidratação

Sim, é verdade. Na Barba Brada gostamos muito de falar da hidratação da barba e do papel dos nossos óleos na rotina do pelo facial mas é porque acreditamos verdadeiramente na importância que uma boa hidratação tem na barba. No nosso caso gostamos de utilizar os nossos óleos, sejam eles da coleção “Essentials” ou da nossa gama “Premium”, melhorada com óleos essenciais mais completos e benéficos para a barba para manter a mesma hidratada, com um brilho controlado e um aroma agradável. Gostavas de saber mais sobre a importância da hidratação do pelo facial? Lê a nossa publicação “A importância da hidratação da barba” para ficares mais informado. 

Durante o processo de colocação do óleo na barba é importante ter em atenção dois aspectos: o comprimento da barba e a pele debaixo da mesma. Caso a tua barba já tenha uma idade avançada, os pelos no fim do pelo facial vão ser os pelos com mais idade, logo, são também os mais danificados. Consequentemente, é importante colocar mais óleo nesta parte da barba pois é também a parte mais seca e estragada. Adicionalmente, o óleo para a barba não é só para a barba, é também criado para hidratar a pele debaixo da mesma. Uma dica para obteres uma correta hidratação da pele é massagear bem o óleo por todos os cantos da barba e pela pele.


Moldagem

Este passo não é essencial para todos mas é uma boa adição à tua rotina e também o toque final para manteres a tua barba no sítio durante várias horas seguidas sem teres de te preocupar. De modo a moldares a barba podes utilizar as nossas ceras específicas para o pelo facial que se focam essencialmente em dar uma fixação média e confortável, fornecer um condicionamento extra (além do óleo já utilizado) e manter a barba com um aspeto natural e não-gorduroso. 


Gostaste das nossas dicas para uma boa rotina da barba? A rotina pode mudar de pessoa para pessoa porque todas as barba são diferentes e exigem cuidados distintos. O que importa é tentares encontrar o modo mais perfeito para ti e a Barba Brada está sempre aqui para te ajudar nesse aspecto.