Queda de pelo na barba? Descobre as razões e o que evitar fazer

Estás preocupado com a barba e achas que a queda de pelo que sofres diariamente não é normal? Podes ter razão! Por vezes as nossas ações acabam por se tornar prejudiciais ao pelo facial apesar de nos parecerem completamente normais. Na publicação de hoje falamos sobre as causas mais comuns da queda do pelo da barba e o que evitar fazer para não experienciar este problema.


Comprimento final da barba

Man with scissors in his hand

Uma das razões mais comuns para a barba perder pelos é porque estes chegaram ao seu comprimento final, ou seja, ao final das suas vidas e acabam por cair por si só. Este processo é totalmente normal e faz parte das várias fases de crescimento da barba, no entanto, é importante observar se esta queda não ultrapassa os 15-30 pelos diários, sendo esta a quantidade normal numa barba saudável. 

 

Toque excessivo

Man touching his beard

Se a queda de pelo na barba excede os valores diários gerais, pode resultar também do toque excessivo quer seja através de carícias, puxar por alguns pelos ou até o ato de esfregar de forma demasiado agressiva durante a lavagem. Todo o contacto, por mais pequeno que seja, poderá ter um impacto negativo no aspecto da barba se efetuado em excesso. Sabemos que é difícil de controlar, mas o importante neste caso é reduzir ao máximo o hábito de tocar na barba no dia-a-dia. 

 

Secar a barba

Bearded man sitting, dark background

Secar a barba pode tornar-se um processo prejudicial à saúde do teu pelo facial se for realizado de forma descuidada pois acaba muitas vezes por secar e queimar o pelo, o que leva à queda excessiva do mesmo. Consequentemente, a temperatura não deve nunca estar no máximo e a distância entre o secador e a barba deve ser no mínimo de vinte centímetros. A nossa recomendação é não secar a barba com o secador, optar por deixar a barba ao natural e remover a água em excesso com toques leves de uma toalha.

 

Excesso de produtos para a barba

Barba Brada True North Beard Oil

Os óleos, champôs e ceras podem ser os melhores amigos de um barbudo e ajudar a resolver muitos problemas mas é sempre necessário ter o cuidado de não exagerar na quantidade utilizada. Isto é, o excesso de óleo pode levar a uma barba demasiado gordurosa e o excesso de lavagens com champô para a barba acaba por deixar a pele demasiado seca e despida de todos os seus óleos essenciais. Consequentemente, é importante colocar uma dose equilibrada de óleo por dia. Para uma barba de tamanho pequeno o ideal de utilização é 3-5 gotas e para as barbas maiores podes utilizar 7-10 gotas. Se a tua barba tiver apenas alguns dias de vida então aplica apenas 1-2 gotas para evitar engordurar a pele em demasia. No caso do champô, deve-se utilizar 3-4 vezes por semana e nunca numa rotina diária pois irá secar a pele e pode provocar irritação e caspa.

 

Se a tua barba tem demasiada queda de pelos, esta é uma forma de ela te avisar que estás a ser negligente com a tua saúde e/ou pelo facial. Mas se esta quantidade de queda estiver dentro dos valores normais, não te preocupes! O homem comum tem  à volta de 30000 folículos capilares, o que é mais do que suficiente para manteres uma barba cheia.

 

Artigos relacionados: