Os 8 maiores erros que podem danificar a barba

As expectativas que tens com a tua barba são altas mas por alguma razão ela não as está a cumprir? É muito comum vermos alguns barbudos a cometer os erros mais inocentes no tratamento da barba mas também os que mais danificam a mesma. Estas falhas além de atrasarem o crescimento do pelo facial também o impedem de ser saudável e de apresentar o seu melhor aspecto. Hoje a Barba Brada traz-te um guia para nunca mais cometeres os mesmos erros e manteres a tua barba sempre on point.


Utilizar champô ou condicionador para o cabelo na barba

Além deste ser um daqueles erros que te pode dar muitas dores de cabeça caso seja cometido a longo prazo também é importante notar que os champôs para o cabelo são completamente diferentes dos champôs criados especificamente para a barba. A pele por baixo da barba é mais frágil do que a pele do couro cabeludo, logo, poderás experienciar problemas como a pele seca que em si levam a mais problemas como a caspa e a comichão caso não utilizes o champô adequado. 


Não lavar a barba regularmente ou lavar excessivamente

Este é um daqueles pontos que depende muito de homem para homem mas no geral lavar a barba diariamente com champô para a barba pode ser uma abordagem muito agressiva e que acaba por reduzir em exagero os óleos essenciais e consequentemente deixar a pele debaixo do pelo facial mais seca. Contudo, lavar a barba com champô apenas um vez por semana pode fazer com que a caspa e sujidade do dia-a-dia se acumulem na tua cara e que qualquer movimento brusco possa fazer alguma neve cair do pelo facial, o que nunca dá um aspeto muito agradável. 


Tocar excessivamente na barba

Este é um daqueles erros que a maioria dos barbudos são culpados de fazer regularmente. Sim, é difícil não tocar na barba excessivamente principalmente quando tornamos isso um hábito e já nem reparamos que estamos a cometer este erro. Porém, quanto mais cedo tentares controlar este gesto e evitares tocar na barba, mais saudável vai ficar a mesma. Além de ficar menos oleosa e suja pois deixas de tocar tanto nela também irá manter a sua forma durante mais tempo.


A incorreta ou falta de utilização de produtos para a barba

Ainda não experimentaste a variada gama de produtos Barba Brada? Desde champôs para a barba até óleo e cera. Todos os produtos são específicos para o pelo facial a ocupam um papel importante na tua rotina da barba. Cada um pretende atingir um objetivo diferente e a correta utilização deste tipo de produtos pode evitar o surgimento dos problemas mais chatos e comuns de um barbudo: a caspa e a comichão. Outros artigos interessantes dentro desta temática são: “Como aplicar o óleo para a barba + erros mais comuns e “A importância da hidratação da barba”.  


Comparar barbas

Esquece as comparações! Não fiques desapontado se a tua barba não cresce tanto como a do teu amigo ou se são completamente diferentes. O pelo facial cresce de forma distinta de homem para homem. Não ter a paciência suficiente para cuidar da barba ou não esperar que ela ultrapasse a fase mais desconfortável das primeiras semanas é um dos erros mais comuns de um barbudo e é também um dos  erros que leva muitos homens a decidir rapar a sua barba.


Secar a barba com o secador

Nunca ouviste falar que secar o cabelo é uma das formas mais comuns de o danificar? Com a barba é a mesma coisa. Pensa assim, se secas a barba todos os dias o pelo facial está constantemente a ser atacado por um calor intenso que irá, eventualmente, deixar o pelo e a pele mais secos. Caso utilizes uma escova ou um pente como auxílio durante a secagem a barba também vai acabar por ser esticada, logo, os pelos não irão assumir a sua forma natural e poderás notar que ficam mais finos e com um aspecto pouco saudável nas pontas.


Não aparar a barba

Queres uma barba longa e saudável e devido a tal nem queres ouvir falar de tesouras? Aparar a barba de vez em quando não significa que irás impedir a mesma de crescer. Por vezes o pelo facial precisa de um pequeno corte para ficar livre das pontas secas e espigadas que dificultam o crescimento. Adicionalmente, aparar a barba de vez em quando também lhe dá um aspeto mais saudável e forte.


Alimentação e hábitos desequilibrados

Beber pouca água, ter uma alimentação fraca e manter hábitos prejudiciais à saúde como fumar e beber excessivamente pode estar a atrasar o crescimento da tua barba e a mudar completamente o seu aspeto. Tal como não nos sentimos no nosso melhor quando comemos demasiada comida fast food e fazemos pouco exercício, a tua barba também não vai estar no seu melhor quando manténs hábitos pouco saudáveis.


Esperemos que esta lista te ajude na tua vida como Barbudo e que seja a base para uma futura rotina da barba mais saudável e livre de erros que a danifiquem.