O que evitar ao comprar produtos para a barba

Os produtos que utilizamos para o cuidado da barba devem ser bem escolhidos e ponderados. Uma das perguntas principais que se deve fazer antes de comprar é sobre os ingredientes que cada produto contém pois nem todos os óleos/champôs/ceras de cuidado da barba ajudam a manter a mesma saudável. Hoje trazemos-te uma lista dos principais ingredientes que deves evitar e como podem prejudicar o aspecto e saúde do teu pelo facial.


Silicone

Muitas marcas de produtos para a barba usam o silicone como ingrediente porque faz com que a barba tenha um aspeto sedoso. Porém, esta é apenas uma maneira ilusória de dar esse aspecto pois o silicone vai envolver os pelos da barba tornando-os mais sedosos mas na hora de lavagem da mesma a sua remoção torna-se complicada. O que acaba por acontecer é que os barbudos que utilizam estes produtos continuam com a barba seca e a pele desidratada e sentem a necessidade de os usar excessivamente pois quando o silicone é retirado durante a lavagem, a barba volta a ter o aspeto anterior. Adicionalmente, é necessário utilizar um modo de lavagem mais agressivo para retirar o silicone o que leva a uma maior queda do pelo, que também vai ficando cada vez mais fraco. 


Álcool

Atualmente com o coronavírus utilizamos cada vez mais álcool para desinfetar as mãos. Consequentemente, já deves ter reparado que a pele fica muito seca e por vezes até irritada. Com a barba é a mesma coisa. O álcool é frequentemente utilizado em produtos de cuidado da barba como forma de limpar a sujidade e desinfetar o pelo facial. Estes produtos acabam por levar a problemas tal como a pele seca e retiram os óleos essenciais da pele e da barba. Podem levar também ao surgimento de problemas como a caspa e a comichão. 


Óleos minerais

Óleos minerais? Parece natural… não? Os ingredientes pesados dos óleos minerais partilham similaridades com os do petróleo o que leva a uma excessiva hidratação da barba e com que a mesma tenha um aspecto gorduroso e pesado. Além de provavelmente acabares com uma barba excessivamente hidratada também acabas por perder volume.

Nos piores casos certos óleos minerais podem atrasar a produção de células, logo, a tua barba vai crescer mais lentamente.


Parabenos

Os parabenos são utilizados para preservar e aumentar o tempo de vida de um certo produto. Num óleo para a barba, os parabenos têm a capacidade de evitar que este se estrague tão facilmente. Apesar de não haverem provas suficientes para acabar com a utilização de parabenos em vários produtos alimentares e cosméticos, várias preocupações têm vindo a surgir ao longo dos anos. Os parabenos têm sido associados a problemas de sensibilidade na pele, cancro da mama e infertilidade masculina. Devido a estas e outras razões escolhemos não utilizar parabenos nos produtos Barba Brada. Os nossos artigos continuam a ter uma duração de vários meses sem ser necessária a intervenção de ingredientes possivelmente prejudiciais.


SLS ou “Sodium Lauril Sulphate”

O SLS é um substituto do sabão utilizado devido à sua capacidade como detergente e ao seu valor reduzido. O uso de produtos que contêm SLS no pelo facial remove a proteção natural do pelo e pode levar a vários problemas tais como a comichão, irritação e em alguns casos a queda de cabelo. 


Produtos testados em animais

Gostas de produtos que são o mais natural possível inclusive durante a sua produção e teste? Este é também um dos aspetos mais importantes e que faz parte da filosofia Barba Brada. Todos os nossos produtos são testados apenas em barbudos e feitos com ingredientes naturais que proporcionam a possibilidade de não termos de os testar em animais. 


Embalagem não sustentável

Como os produtos para o cuidado da barba são algo que nos irá acompanhar ao longo da vida é importante pensar também na sua sustentabilidade e no impacto que têm no ambiente à nossa volta. Optar por materiais que podem ser reciclados várias vezes como frascos de vidro ao invés de recipientes de plástico é uma das opções. Adicionalmente, escolher empresas de produtos para a barba que utilizem o mínimo de embalagens no envio dos produtos também é uma boa alternativa. 


Por fim, esperemos que esta lista te ajude na escolha dos produtos que irás utilizar futuramente no cuidado para a barba e que tenha mostrado uma perspetiva diferente sobre alguns ingredientes prejudiciais ao cuidado e saúde do pelo facial.