O que deves saber antes de deixares crescer a barba

As pessoas vão adorar e odiar

Sim, vão haver muitas pessoas que vão dizer-te coisas sobre a tua barba. Alguns comentários são positivos e vais-te sentir vaidoso por seres um barbudo mas outros nem por isso. Podes esperar que te digam coisas como “porque é que estás a deixar crescer a barba?” e “quando é que vais rapar a barba?” visto que as pessoas não estão acostumadas aos homens de barba (principalmente se a tua for comprida!) e ainda retêm algum estigma sobre o assunto. Uma coisa é certa, só ao contrariar as normas é que se mudam mentalidades!


Falhas no pelo

Todos os homens são diferentes e o ritmo do crescimento do pelo facial também. Enquanto que alguns podem ganhar pelo primeiro no pescoço e depois na parte do bigode outros podem só ter mais pelo na parte da barba e falhas na parte superior do lábio. Tudo depende da idade e da tendência de cada um. Não deixes que isto te desanime porque não é só porque não consegues deixar crescer a barba agora que não poderás ter uma cara com pelo facial mais denso daqui a uns anos.


Vais ter comichão

Sim, é verdade. Ter uma barba é por vezes uma das coisas que mais te pode levar à loucura principalmente se tiveres de lidar com comichão. Claro que este é também um dos problemas mais fáceis de solucionar através da utilização dos produtos certos. Champôs, óleos e cera para a barba estão todos à tua espera para tornar a tua experiência de Barbudo uma descontração total.


Pelos descontrolados!

A partir de um certo comprimento, é normal que os pelos da tua barba se descontrolem um bocado e comecem a apontar para todas as direções. Isto pode dar um aspeto selvagem à tua barba, o que não é mau se é mesmo este o resultado que pretendes, mas se gostas de domar o teu pelo facial então este problema também pode ser resolvido com champôs, óleos e ceras que amaciam e amansam o pelo. 


Experimenta

As barbas compridas são uma motivação para muitos homens começarem as suas vidas de barbudo mas não sintas que são a tua única opção. Compara o pelo facial ao cabelo, existem milhares de penteados e cortes diferentes que podes dar ao teu cabelo e que em si já mudam o teu aspeto completamente. Com o pelo facial, podes seguir a mesma regra. As escolhas e a inspiração à tua volta são muitas e tens uma vida inteira para as experimentar.


Não te foques no comprimento

O pelo facial cresce por volta de 0.38 milímetros por dia mas esta medida é apenas uma média e não determina a regra para todos os homens. Não desanimes se o teu amigo já tem uma barba abundante e tu ainda tens algumas falhas. Daqui a uns meses ambos vão estar diferentes mas mesmo assim a barba pode não ficar como tu queres. O que nós recomendamos é viver no momento, ROCK THAT BEARD independentemente do tamanho e não fiques à espera do momento ideal. 


Vai ter dias de barba menos bons

Assim como às vezes temos dias maus também a tua barba os vai ter. Não vale a pena desanimar, entrar em pânico, cortar a barba toda e logo a seguir sentires que acabaste de cometer um erro enorme. Aguenta, é normal que a tua barba não esteja sempre on point e que às vezes esteja mais caída ou indomável.


Evita aparar o bigode 

Os pelos do bigode crescem mais devagar e são normalmente mais finos do que os restantes, posto isto, recomendamos que não não aparece o bigode nos primeiros meses a não ser que esteja já a incomodar ou à frente da tua boca. Desta forma evitas cometer o erro de deixar o teu bigode e a barba com comprimentos totalmente diferentes. 


Aparar a barba com cuidado

Se preferes aparar a barba em casa em vez de ir a um barbeiro deves tirar o tempo necessário para o fazer bem à primeira, porque só tens uma oportunidade. Se te enganares, a única opção é deixar crescer o pelo novamente e isso pode demorar algum tempo. Aparar a barba à pressa pode resultar em pelo facial assimétrico, falhas ou simplesmente um corte feito de forma impulsiva. Neste caso, a paciência e precisão são os aspetos mais importantes a ter.