Como ter uma barba durante o Verão: Benefícios & Cuidados

Barba no Verão? Para muitos homens este é um assunto fácil de pôr de lado pois acham que com o calor não há espaço para manter uma barba e tomam a decisão de se barbearem. Mas será este passo realmente necessário? Será que sentes mais calor se tiveres pelo facial? Na publicação de hoje vamos desvendar mitos enganosos sobre esta estação e dar-te algumas dicas de manutenção da barba para que não a tenhas de remover.


A barba ajuda-te a manter a cara fresca e a proteger-te

A sério! A barba serve como um escudo para a tua cara e pode proteger-te até 95% dos raios UV dependendo da espessura do teu pelo facial. Claro que isto não dispensa a utilização de protetor solar, principalmente nas horas mais quentes. Adicionalmente, o pelo facial adota o papel de guarda-sol da tua cara, dá uma sombra natural à tua barba e mantêm-na mais fresca. Porém, é normal suar mais durante o Verão e não é o facto de teres uma barba que te irá proteger 100% do calor.


A barba cresce mais rápido

Por  uma razão muito simples: no verão geralmente os homens produzem mais testosterona do que no Inverno devido ao aumento de atividade. Está bom tempo e calor e claro que vamos sair mais vezes de casa e fazer mais exercício. Este aumento da atividade vai produzir naturalmente mais testosterona, logo, a barba vai crescer mais rápido. Se sonhas em ter o pelo facial com um comprimento elevado então o Verão só te vai ajudar!


Deves ter mais cuidado na lavagem da barba

Porquê? Porque no Verão suamos mais, estamos constantemente a dar mergulhos e devido ao bom tempo é normal que a quantidade de passeios aumente e que a barba esteja em maior contacto com os pós e a sujidade no ar. Consequentemente é necessário aumentar o cuidado na lavagem da barba: utiliza um champô específico (temos várias fragrâncias na nossa loja que podes experimentar) e adiciona uma escova para ajudar na lavagem e também servir como esfoliante da barba e pele. Isto não significa que tens automaticamente de aumentar o número de lavagens e lavar a barba todos os dias com champô. Isso seria um erro pois acabaria por secar a tua barba e a pele e levar a problemas como a caspa e a comichão. Contudo, caso tenhas realmente de lavar o pelo facial mais vezes, não te esqueças de o hidratar bem com óleo para a barba. Além de ser um passo indispensável na rotina de um Barbudo, também vai manter a tua barba e a pele por baixo da mesma mais saudáveis e atraentes. 


Beber mais água

Hidratar a barba não chega para a manter saudável. Também deves manter o teu corpo hidratado e beber mais água do que o normal. O Verão é a estação mais quente, onde vais suar mais e precisar de substituir todos os líquidos que saem mais rapidamente do corpo. Esta é uma das nossas principais recomendações: beber mais água. Vai ajudar a tua barba, corpo e mente e não te vais arrepender!


Ter uma barba comprida ajuda

O nosso pescoço tem várias veias e artérias que são responsáveis por regular a temperatura do corpo. Caso tenhas uma barba comprida, esta cria uma sombra natural que previne o sol e o calor exterior de atingirem esta área e provocarem mais calor. 


Ar condicionado natural

Uma dica que te pode salvar naqueles dias insuportáveis de calor é manteres um frasco borrifador com água contigo e sempre que te sentires a abafar com a temperatura, borrifa a barba com a água. O resultado é um micro ar condicionado natural pois cada vez que a brisa atingir o teu pelo facial o resultado vai ser uma sensação agradável de frescura. 


Ter e manter uma barba durante o Verão não é para todos mas existem vários benefícios em manteres a tua figura de Barbudo durante esta estação. O que é importante é fazeres o que te faz sentir melhor e não teres receio de não seguir nos passos dos outros.