Como escolher o tipo de barba ideal para a forma da tua face

Um dos aspetos mais comuns de ser um novo barbudo é não saber por onde começar: o estilo de barba a escolher, o comprimento ideal e que tipo de barba acentua as feições da cara e dá um ar mais atrativo. Parece muito? Este processo é muitas vezes o que afasta alguns homens de deixarem crescer a barba pois pode parecer complicado e difícil de acertar no ponto certo. Não consegues perceber qual é a estrutura da tua face? No blog de hoje vamos falar em detalhe sobre este processo e iremos explicar em alguns passos simples e fáceis de seguir sobre como escolheres a barba ideal para ti e para a tua estrutura.

Estrutura da face

A estrutura da face tem uma grande influência no tipo de aspetos que gostamos de acentuar na cara, isto é, dependendo do tipo de proporções que temos podemos jogar com as melhores hipóteses de estilos para a barba de modo a acentuarmos as partes da cara que mais gostamos. Tens um maxilar pouco definido ou uma cara juvenil? Estes e outros aspectos podem ser resolvidos se escolheres o corte ideal para a estrutura da tua cara.


Redonda

Uma face redonda traz muita atenção para a parte das bochechas e geralmente é caracterizada por uma testa mais pequena e queixo e maxilar pouco definidos. A face redonda poderá dar um aspeto mais juvenil aos homens que a tiverem. Neste caso, recomendamos uma barba mais comprida, que irá consequentemente alongar a face, e dar um aspeto mais maduro à cara. A barba deve ser aparada de forma a não ganhar demasiado volume na parte das bochechas pois desse modo estaríamos apenas a acentuar a forma redonda. Como toque final e de modo a atribuir linhas geométricas mais drásticas podemos estabelecer, através de uma lâmina ou máquina de barbear, um corte bem definido na linha da bochecha que se distinguirá das restantes formas arredondadas.


Oval

 A forma oval de uma face caracteriza-se pelo alongamento de todas as feições, uma testa longa e um queixo redondo. De modo a darmos a ilusão de um maxilar bem definido e não tornarmos a face demasiado comprida, recomendamos o crescimento de uma barba pequena ou média e mais cheia de cada lado da face.


Triangular

Numa face triangular podemos ver que a linha do cabelo é mais larga e bem definida enquanto que o queixo é mais bicudo e acompanhado por um maxilar largo. Neste caso as barbas compridas e com formas mais quadradas são importantes pois equilibram a face. Também podes optar por um estilo mais vintage e deixar crescer umas patilhas ousadas, que irão em si destacar o queixo.


Quadrada

Por fim, numa cara com uma estrutura quadrada as medidas são todas muito parecidas e o maxilar é bem definido. Esta é em si uma das estruturas de preferência se o teu objetivo passa por destacar o maxilar e o queixo. Se este for o caso, as barbas curtas ou com foco no maxilar são as mais recomendadas pois além de darem um lugar de destaque e de definição do queixo, também dão um aspecto mais maduro e masculino.


Se preferires um corte diferente independentemente da forma da tua face não penses que não te irá favorecer. As dicas que referimos acima são apenas baseadas em modelos e regras mas não uma regra universal para barbudos. Acima de tudo o que interessa é sentires-te confortável com a tua barba, independentemente da tua estrutura.