Barbas e Covid-19: Mas afinal é seguro ter barba e usar máscara?

O ano de 2020 tem sido complicado para todos e com o surgimento de uma nova pandemia, com implicações mundiais, a propagação de informação errada pode levar à tomada de decisões precipitadas. Uma destas informações não viáveis é a de que as barbas e o covid-19 não são compatíveis e de que os barbudos estão mais vulneráveis ao novo vírus. Mas afinal, é ou não seguro ter barba e usar máscara?

 

O início da mentira

 

Tudo começou com uma foto divulgada pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) que ressurgiu e se tornou viral nos primeiros meses de pandemia. A informação mais comum divulgada era a de que era uma imagem oficial sobre os estilos de barba mais seguros durante a pandemia covid-19. Consequentemente, qualquer tipo de pelo facial mais comprido ou que ultrapassasse as marcas descritas na imagem era visto como perigoso. 

 

A verdade

Covid 19 mask

 

Como grande parte da informação partilhada na internet, a imagem divulgada não tinha sido criada com o propósito de restringir os barbudos de todo o mundo durante esta pandemia mas tinha sim, sido postada em 2017 pela CDC, para os trabalhadores envolvidos em áreas de saúde ou onde fossem obrigados a usar uma máscara respiratória selada à face. O nome do artigo original é To Beard or not to Beard? That’s a good Question!, sendo que, logo no início do artigo podemos ler um comunicado que nos alerta que o mesmo é apenas dirigido a trabalhadores que utilizem estas proteções no dia-a-dia. 



Precisas de remover a barba?



Não.

Não existem quaisquer estudos científicos viáveis que comprovem que ter uma barba aumenta a probabilidade de apanhar ou espalhar o vírus. Consequentemente, não é necessário removeres a barba só pelo medo que tem sido espalhado nas redes sociais. 

Se não precisas de utilizar uma máscara respiratória selada no teu trabalho diário, não precisas de rapar o pelo facial e podes continuar a ser um barbudo orgulhoso. 

 

O problema da informação falsa e o que fazer

 

Com o mundo online cada vez mais predominante, é importante estarmos bem informados e atualizados sobre as novas formas de proteção do Covid-19 e ter em conta que a mesma informação pode mudar de dia para dia. Atualmente e no mundo inteiro, o medo e a especulação dominam a vida das pessoas, o que dificulta a propagação de informação fidedigna.

 

Nova geração de Barbudos

Barbudo

Felizmente a pandemia também tem sido uma ótima forma para os homens deixarem crescer a barba. O trabalho a partir de casa e uma nova descontração relativamente ao vestuário levou ao surgimento de novos barbudos e a uma nova geração de amantes de barbas. A #barbadequarentena tornou-se um desafio para os homens e acabou também por se tornar um orgulho para nós. 

 

Estamos sempre prontos para crescer, desmistificar mentiras sobre a comunidade barbuda e promover o crescimento não só de barbas mas de nós próprios e dos nossos leitores. Por isso mesmo decidimos falar de assuntos controversos como este e promover a verdade no meio de tanta especulação.

 

Que o crescimento esteja contigo!

 

Artigos recomendados:

-Como ter uma barba longa: Genética, Dicas e Cuidados

-Objetos essenciais para um barbudo em viagem: o que não deixar em casa

-A importância da esfoliação da barba + Receita caseira e natural