As várias fases do crescimento da barba: quanto tempo demora a barba a crescer?

Não consegues deixar crescer a barba porque demora muito tempo ou não fica como queres? O pelo facial passa por várias fases, algumas delas um tanto incomodativas mas é importante conhecê-las de modo a saber o que esperar desde aqueles pequenos pelos nos primeiros dias até à sobriedade de uma barba com vários meses. Hoje vamos discutir todas as etapas do crescimento da barba, o tempo de crescimento, os problemas mais comuns e dar várias dicas e sugestões.


Anagénese:

A Anagénese é a fase do crescimento da barba que pode durar entre 2-7 anos e varia de homem para homem. Esta é a fase que determina o comprimento da barba de cada homem, ou seja, quanto maior fora o período de anagénese de um homem mais a sua barba vai ter em comprimento. Esta fase também afeta a qualidade do pelo facial ao longo do tempo e devido a tal é importante manter uma rotina saudável da barba.


Catágena:

A Catágena é uma fase temporária com duração à volta de 2-3 semanas. Basicamente o teu pelo retira-se da corrente sanguínea e prepara-se para a próxima fase.


Telógena:

Sabes aqueles pelos que caem quando coças ou penteias a barba? Estão na fase telógena que afeta 6%-8% dos pelos em qualquer altura e que se foca na renovação dos mesmos de modo a arranjar espaço para os pelos seguintes. 


Exógena:

Nesta fase novos pelos começam a crescer no lugar daqueles que caíram anteriormente.


Agora que conheceste as várias fases do crescimento do pelo facial, vamos ao que importa. Quanto tempo em média demora a barba a crescer?


0-2 semanas:

Na barba Brada chamamos a esta fase a fase assassina pois a maioria das barbas não sobrevive a esta etapa. Sim, a barba até pode estar estranha e parece que os outros te olham de lado a pensar que tiveste preguiça de a fazer. Sim, a comichão está a deixar-te maluco e só te apetece pegar na gilete e voltar à estaca zero. Não stresses! São duas semanas de possível desconforto (ou não, tudo depende da barba de cada um) mas também de aprendizagem e uma temporada que vai passar rápido e dar origem a diversas opções assim que a barba estiver ligeiramente mais comprida.

Nesta fase é essencial manter uma pele bem hidratada e começar a estabelecer hábitos de tratamento da barba. Este ponto é muito importante pois ajuda-te a evitar os problemas mais comuns de um barbudo que são: a comichão e a caspa.


2 a 4 semanas:

Ah! Agora a tua barba já começa a ganhar uma certa forma e a ter cada vez menos falhas. Caso sejas abençoado pela genética talvez até já tenhas uma barba bastante consistente mas se este não for o caso (que é o mais comum para a maioria dos barbudos iniciantes) não te preocupes! A tua barba vai crescer eventualmente. Nesta fase a comichão inicial começa a acalmar, caso estejas a tratar bem da tua barba, e as pessoas à tua volta começam a mudar de opinião sobre a mesma pois ela começa lentamente a ganhar forma.


4 a 10 semanas:

Nesta fase a barba começa a tornar-se interessante e a ultrapassar aquele período desconfortável em que não sabes exatamente o que fazer com ela. Também é nesta fase que te recomendamos a encontrar um barbeiro de qualidade ou se te sentires confiante, sempre podes tentar a tua sorte com a tesoura em casa. Caso o comprimento já esteja do teu agrado podes começar a apará-la e a definir melhor os limites da barba na zona do pescoço, bochecha e perto da orelha. Não te esqueças do bigode, nesta altura esta zona já deve estar a causar um certo incómodo e caso não queiras que o pelo esteja constantemente à tua frente enquanto comes é uma boa altura para o aparares. Lembras-te de termos falado que uma barba bem hidratada evitar caspa e comichão? Não é só porque a barba está mais comprida que devas saltar este passo. A utilização de champôs para a barba, óleo e outros produtos deve fazer parte da rotina de um barbudo. Imagina a tua barba como um carro que precisa de manutenção e cuidados constantes para não chegar a um ponto e avariar. 


Acima de 4 meses:

A tua barba está estável e já tens um estilo definido do que gostas de ver em ti. A tua rotina também já está estabelecida e raramente lidas com caspa ou comichão. Podes notar mais queda de pelos nesta fase mas isto deve-se ao facto de que muitos deles estão na fase telógena e como estão mais compridos também os vês mais facilmente. Deves agora manter o teu foco em ter uma barba saudável, uma alimentação equilibrada e uma rotina da barba onde utilizes produtos naturais e de qualidade.


Conclusão:


Todos os períodos de tempo referidos nesta publicação são apenas baseados em médias gerais e podem não se aplicar a ti. A barba de cada homem cresce a ritmos diferentes e mesmo na mesma pessoa, o pelo facial não tem o mesmo aspecto na adolescência como na idade adulta ou fase idosa. A paciência é uma das maiores virtudes de um Barbudo e uma das características mais importantes para dar à tua barba uma vida longa e saudável.