A importância da hidratação da barba

Tal como o nosso cabelo também precisa de cuidados especiais para não ficar danificado facilmente, também é importante manteres o teu pelo facial hidratado. O processo de hidratação da tua barba pode ser diferente dependo da textura e grossura do teu pelo facial mas existem soluções e opções para todos os tipos.

Problemas de uma barba desidratada

Alguns dos problemas que podes encontrar com uma barba desidratada podem incluir caspa e a irritação da pele debaixo dos pelos.

A caspa na barba é causada por micróbios que se encontram na pele de todas as pessoas. Estes micróbios alimentam-se dos óleos naturais produzidos pelo teu corpo e produzem o ácido oleico. Se tiveres sensibilidade a este ácido e 50% da população tem, a pele por baixo da tua barba pode ficar irritada.  

Esta irritação vai levar-te a coçares a tua barba e este processo torna-se cada vez mais habitual originando a pele seca e vermelha. As células da tua pele vão, consequentemente, renovar-se mais rapidamente do que antes e acumular-se em excesso na superfície do teu pelo através dos flocos brancos que chamamos de caspa.

Este processo torna-se num ciclo vicioso que transforma a vida com a tua barba num processo frustrante e doloroso que pode ser evitado.

A comichão pode ser causada pela caspa, como falamos anteriormente, mas também naqueles dias em que decides cortar ou aparar a barba. Normalmente nos 2-7 dias após o corte da barba é quando a comichão se torna mais intensa. Quando cortas a barba as pontas dos teus pelos vão ficar com um ângulo diferente dependendo da direção em que a cortaste. Estas pontas vão, consequentemente, crescer num certo ângulo que vai causar um impacto entre a barba e a pele e provocar inflamação. Este problema pode ser facilmente resolvido ao deixares a tua barba crescer. Liberta o barbudo dentro de ti! Mas caso esta não seja uma opção também podes aproveitar e exfoliar a tua barba com um exfoliante ou escova específica para pelo facial.

Como evitar a caspa e a comichão

Agora que referimos alguns dos problemas que uma barba desidratada enfrenta também temos de referir certas formas e produtos que podes implementar na tua rotina diária para evitar o surgimento dos mesmos.

Um dos hábitos mais importantes que deves criar para teres uma experiência barbuda agradável é o de não tocares com as mãos excessivamente na cara. Além de ser a forma perfeita para agravar a propagação de bactérias também torna a tua barba mais oleosa e suja.

Tal como quando colocas creme na tua pele, ela fica mais suave e hidratada também a barba vai responder da mesma forma ao colocares um produto específico de hidratação.

Os champôs para a barba são também indispensáveis para um crescimento e um aspeto saudável da mesma. Porque é que um champô para a barba é diferente do champô do cabelo? Os champôs para o pelo facial são diferentes porque são feitos especificamente para a tua barba e para a pele por baixo da mesma. Enquanto que o cabelo produz uma quantidade de óleo bastante superior ao pelo da barba, os champôs para o couro cabeludo são criados tendo em conta essa quantidade superior de óleos. Outro aspeto a termos em conta é o de que a pele da cara é muito mais fina do que a pele do nosso couro cabeludo e logo, mais frágil.

Antes de colocares qualquer produto deves lavar a tua barba de forma cuidada com um shampoo específico que a liberta da sujidade e poluição do dia-a-dia. Para tal podes começar por humedecer a tua barba com água e colocar um bocado de champô para a barba na tua mão. Não precisa de ser muito, mais ou menos o tamanho de uma moeda de um euro. De seguida podes começar a esfregar e a ter em atenção todos os cantos escondidos da tua barba, principalmente as raízes. Adicionalmente, podes tentar esfoliar a barba com movimentos leves dos dedos que vão remover a pele morta. Não te esqueças de aproveitar para lavar o resto da cara para obter uma limpeza mais profunda. Vais ver que o resultado final vai ser mais agradável do que saltares este processo. A tua cara vai ficar mais fresca, menos oleosa e com um aroma agradável ao teu gosto.

Após a lavagem cuidada da tua barba podes e deves adicionar algumas gotas de óleo para a barba. Considera este processo um dos pilares principais para obteres a sensação e o aspeto de uma barba suave e fácil de moldar. Deves ter em atenção o tipo de produto utilizado, ou seja, um óleo para a barba de qualidade não te deve deixar a barba oleosa mas apenas dar um brilho natural. O aroma do óleo que escolheres também é um detalhe importante mas depende da tua personalidade, da ocasião ou até da estação do ano em que te encontras. Uma das nossas recomendações favoritas para a Primavera e Verão é o nosso óleo da barba Offshore. Além de ter um aroma fresco e agradável que te trás memórias da brisa da praia, também dá um brilho reduzido para evitar a sensação de oleosidade. Resumindo, a escolha é tua e cabe a ti perceberes qual é o processo que mais agrada à tua barba.