16 Mitos Sobre Barbas

Deixar crescer a barba não é um processo complicado, como já te demonstrámos neste guia. No entanto, durante o processo surgem sempre algumas dúvidas que devem ser desmistificadas tão cedo quanto possível. É para isso que estamos aqui.

1. Mito: A barba demora 2 a 3 semanas a crescer. Realidade: Para a maioria dos homens, uma barba demora entre 2 a 3 meses a ficar completa.

2. Mito: Se a minha barba não se preencheu até aos 20, nunca vai ficar preenchida. Realidade: As barbas melhoram ao longo dos 20s e dos 30s, e por vezes, dos 40s e 50s. Uma grande parte dos homens só tem uma barba mais preenchida ao chegar aos 30.

3. Mito: A barba faz calor no verão. Realidade: Na verdade, a barba pode fazer-te sentir mais fresco no verão porque faz sombra na tua cara, ao mesmo tempo que age como um sistema de evaporação de calor quando suas e passa uma brisa ligeira. Em climas particularmente húmidos, alguns homens relatam que a barba lhes causa desconforto, mas não está claro se fazê-la ajuda.

4. Mito: Deves fazer a barba para uma entrevista. Realidade: A maior parte dos empregadores que não são anti-barba não discriminam um barbudo com uma boa barba cuidada. Na verdade, muitas das vezes ajuda o empregador a lembrar-se do candidato, e pode também ajudar a passar a impressão de experiência adicional e confiança. Nos casos em que a empresa tem uma política anti-barba, serás provavelmente informado de modo a fazeres uma decisão informada.

5. Mito: A minha parceira/o pensa que a minha barba me faz parecer um terrorista. Realidade: Muitos terroristas não usam barba! E para além disso, muitas das vezes é a mudança que é estranhada - e essa hipérbole é usada para te forçar a fazer a barba. O ajuste demora algum tempo, mas na maior parte das vezes acontece. Uma estratégia melhor é falar sobre o porquê de quereres deixar crescer a barba e como isso te faz sentir, e pedir paciência, compreensão, e tolerância enquanto fazes o percurso pela jornada barbuda.

6. Mito: Uma barba requer a ligação entre o bigode e o resto para parecer bem/completa. Realidade: Se olhares à tua volta, vês bastantes homens sem os conectores, mas o mais provável é que nunca tenhas pensado "boa barba, só faltam mesmo é os conectores". A verdade é que quando estamos a olhar para os outros, tendemos a ver a barba como um todo e como se enquadra no estilo de quem a usa, e não as partes que faltam. Mas quando olhamos para nós próprios, focamo-nos nas imperfeições. No entanto, é uma boa ideia uniformizar a coisa. Se um dos conectores estiver em falta ou for mais fraco, apara o outro para ficar semelhante. A simetria é mais importante que um preenchimento completo.

7. Mito: Fazer a barba fá-la voltar mais rápido/escura/forte. Realidade: Não existem provas quaisquer de que seja esse o caso. O que acontece é que quando volta, a barba parece mais grossa porque quando as pontas são cortadas reflectem a luz de forma diferente.

8. Mito: Apenas as barbas escuras ficam bem. Realidade: Homens com barbas mais claras (loiras, ruivas, brancas, castanhas claras, etc...) têm o potencial de deixar crescer barbas épicas, mas tal só pode ficar aparente até a barba ter uma certa dimensão. Isto é o resultado da forma como a cor reflecte a luz.

9. Mito: As pessoas não me vão aceitar com uma barba porque a maioria dos homens não têm barba. Realidade: Tu és tu, e desde que respeites a integridade dos outros, o que fazes só a ti te diz respeito. Quando te focas no teu ser, a tua vida move-se de acordo com tal. Para além disso, ver o mito #5.

10. Mito: Ter vários tons na barba fá-la parecer estranha e feia. Realidade: Múltiplos tons dão-lhe um aspecto único aos olhos dos que apreciam barbas. Normalmente somos os únicos que vemos isto como um defeito.

11. Mito: Existem produtos como o Minoxidil e afins que deixam a barba permanentemente mais densa, preenchida, ou que despertam o crescimento num adolescente. Realidade: São raros os produtos que demonstraram uma melhoria no crescimento. O Minoxidil demonstrou algum sucesso, mas com efeitos secundários. Muitos utilizadores relatam também que os ganhos são perdidos quando deixam de usar o produto.

12. Mito: Se deixar crescer a barba vou ter problemas quando viajar devido ao meu passaporte ou bilhete de identidade. Realidade: As autoridades vêem milhares de fotos todos os dias e estão treinadas para reconhecer mudanças superficiais como uma barba ou um corte de cabelo diferente.

13. Mito: Não consigo deixar crescer uma barba cheia porque tenho áreas sem pelo nas bochechas. Realidade: Na maioria dos casos, depois de 2 - 4 meses de crescimento, as partes sem pelo ficam preenchidas ou mais tapadas devido aos pelos que demoram mais tempo a crescer ou à barba que está por cima já ter tamanho suficiente para as cobrir.

14. Mito: Não deixo crescer a barba porque a minha cresce tipo "palha-de-aço" e barbas assim não são atractivas. Realidade: Este tipo de barbas, quando crescem completamente, tomam uma forma muito distinta que pode ser bastante atractiva. Para as mais exigentes, existem produtos como as ceras Barba Brada que podem ajudar imenso.

15. Mito: Todas as partes da barba crescem à mesma velocidade. Realidade: Os pelos das bochechas crescem mais devagar que os do queixo e não há nada de mal com isso. Eventualmente as bochechas vão chegar ao mesmo ponto, e depois de aparar e lhe dar forma, a barba pode ter uma aparência completa passados 2 ou 3 meses de crescimento.

16. Mito: As barbas dão comichão e arranham. Realidade: Muitas vezes a comichão está associada a uma pele e barba secas. A maioria dos homens não sente comichão quando aplica um óleo para a barba de qualidade. Eventualmente a comichão passa depois da barba atingir um certo tamanho após algumas semanas e ficar mais suave.

Um obrigado ao DanoFromCO do jefffsbeardboard pelas dicas!

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos